ENTRE AS NAÇÕES: Ásia

ENTRE AS NAÇÕES: Ásia

  •   Ásia e Pacífico
  •    
    A cooperação técnica com Israel nas áreas de P&D científico, desenvolvimento rural, agricultura e educação tem desempenhado um papel importante no reforço das relações com os países em desenvolvimento da região.​​​​​​​​​​
  •  
     

    ​Israel mantém relações diplomáticas com a maioria dos países da Ásia. A crescente força econômica e influência política desses países têm contribuído para a intensificação das relações nas esferas política, cultural e, sobretudo, econômica. A cooperação técnica com Israel nas áreas de P&D científico, desenvolvimento rural, agricultura e educação tem desempenhado um papel importante no reforço das relações com os países em desenvolvimento da região.

    Israel e China estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Desde então, têm desenvolvido as suas relações de forma constante, culminando com a visita histórica do presidente chinês a Israel em 2000 e as visitas de três presidentes de Israel a Pequim.

    Desde meados dos anos 80, Israel e Japão têm expandido suas relações bilaterais, refletidas na assinatura de vários acordos e nas visitas recíprocas de primeiros-ministros. O Japão também tem desempenhado um papel importante no processo de paz multilateral.

    As relações diplomáticas com a Índia, que começaram em 1992, também se intensificaram desde o final dos anos 90 em todos os aspectos. Em 2003, o primeiro-ministro israelense fez a primeira visita oficial a Nova Delhi. No ano de 2000, Israel renovou as relações diplomáticas com o Sri-Lanka.

    As relações diplomáticas com a República da Coreia foram estabelecidas em 1962. No últimos anos, as relações estão crescendo em todos os campos. No ano de 2007, os ministros das relações exteriores dos dois países trocaram visitas.

    Israel também mantém boas relações com muitos países membros da ASEAN. Alguns desses laços têm 50 anos ou mais, como no caso de Myanmar, Tailândia e Filipinas. Alguns laços são mais recentes, quando Israel estabeleceu relações com Mongólia, Camboja e Laos. As relações com o Vietnã têm se desenvolvido rapidamente desde 1993, especialmente nos campos da economia, comércio e cooperação agrícola. Um diálogo político anual foi estabelecido entre os dois ministérios das relações exteriores em 2005.

    O Nepal e Israel têm uma longa tradição de relações estreitas amigáveis, que começou no início dos anos 1960. O ministro das relações exteriores do Nepal visitou Jerusalém pela primeira vez em 2007, anunciando a abertura de uma embaixada em Tel Aviv.

    Israel mantém relações diplomáticas plenas com a Austrália e a Nova Zelândia há muitos anos. Recentemente, foram estabelecidas relações com 12 nações insulares independentes do Pacífico. Israel compartilha sua experiência em vários campos com estes países.​

     

     

     
  •