Informações sobre o Mashav

Sobre o Mashav

  •   Programa de Cooperação Internacional
  •    
    ​Estes programas visam desenvolver os recursos humanos e habilidades profissionais, combinando teoria e planejamento prático enfatizam a erradicação da fome e pobreza através de um desenvolvimento contínuo, proteção ambiental, desenvolvimento comunitário e transferência de tecnologia.
     
    Com cursos em Israel e no exterior o Mashav já recebeu mais de 65.000 bolsistas de todo o mundo sendo que destes, cerca de 120 são angolanos.
     
    Desde seus primeiros dias de Estado, Israel tem dado alta prioridade à adoção de políticas, estabelecendo estruturas de suporte, e encorajando iniciativas destinadas ao crescimento econômico e construções comunitárias. O indispensável rápido desenvolvimento econômico e a necessidade de absorção das contínuas ondas de imigração em massa habilitaram os peritos Israelenses a adquirirem experiência em desenvolvimento rural, construções comunitárias, organização cooperativa e micro empresas em uma economia emergente de população imigrante. Focalizando em um desenvolvimento sócio-econômico como ferramenta a erradicação da pobreza, o MASHAV acentua a importância de ajustar o desenvolvimento, concentrando a contribuição da mulher ao desenvolvimento do país.

  • MFA
     
    CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA
    A relação direta entre o nível de força de uma comunidade e a resolução de problemas dos indivíduos que fazem parte de seu amplo reconhecimento. O programa de treinamento profissional em desenvolvimento comunitário MASHAV enfatiza, portanto, a mobilização de recursos humanos e materiais. Eles têm a intenção de desenvolver as lideranças locais e fortalecer o governo. Para melhorar a qualidade de vida de áreas rurais e das pessoas marginalizadas na área urbana, medidas são tomadas a favor da erradicação da pobreza nos níveis básicos.
    Voltar para o topo da página
     
    DESENVOLVIMENTO INTEGRADO LOCAL E REGIONAL
    No aspecto da descentralização e reformas democráticas, na crescente demanda ao desenvolvimento econômico e a responsabilidade tanto de investidores locais quanto externos, o governo enfrenta novas responsabilidades no qual são muito diferentes dos papeis tradicionais. Além do mais, lidar com conceitos, tais como boa administração, desenvolvimento econômico local, competitividade territorial e desenvolvimento sustentável e inclusivo, requer capacidade de integração local e abordagens regionais de desenvolvimento cujos nem sempre estão disponíveis. Capacidade institucional de construção orientada para melhorar o desempenho nesses campos é, portanto, uma necessidade.
    Através dos anos, Israel ganhou conhecimento e experiência prática em integrar desenvolvimento locar e regional, combinando integração horizontal entre setores e parcerias com integração vertical entre níveis internacional, regional e local. A Abordagem integrada do MASHAV habilita os governos locais a terem uma atitude pró-ativa no desenvolvimento usando planejamento estratégico e desenvolvimento regional integrado como planejamento e ferramenta de desenvolvimento.
    Voltar para o topo da página

    DESENVOLVIMENTO RURAL INTEGRADO
    Áreas rurais em desenvolvimento econômico são caracterizadas pelo alto índice de pobreza. Medidas tomadas para aumentar a produtividade são essenciais, mas não suficientes. A abordagem integrada de desenvolvimento rural é designada a atrelar os benefícios da produtividade aperfeiçoada ao desenvolvimento sustentável promovido através do agro-negócio, de atividades de turismo rural, aperfeiçoada infra-estrutura e entrega de serviços, desenvolvimento comunitário e ajuste de plataformas organizacionais de desenvolvimento e administração. O MASHAV apoiou, durante os anos, treinamento e capacitação de construção combinadas com desenvolvimento de projetos em muitos países desenvolvidos.
    Voltar para o topo da página

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
    Planejamento estratégico é uma estrutura para ações. As chaves para aplicação de estratégias são os recursos locais sendo utilizados para o desenvolvimento de processos e, o estabelecimento de plataformas de organização para aplicação do planejamento. Através do foco nos recursos naturais (tais como habilidades pessoais, institutos locais, organizações e recursos físicos) e o estabelecimento de plataformas de implantação (assim como unidade de planejamento de estratégias municipais, corporações municipais para o desenvolvimento, sistema apoio para o LED, e padrões de trabalhos transversais municipais); o governo local em Israel tem sido um sucesso em promover o desenvolvimento através da estratégia de planejamento nos campos de revitalização urbana, LED, processo de transição do setor rural, marca municipal e mais. O MASHAV proporciona treinamento e capacitação de atividades de construção baseado nestas experiências, bem como na aplicação de uma unidade piloto Municipal de Planejamento estratégico em Kisumu, Kenya.
    Voltar para o topo da página

    ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE POBREZA
    A pobreza é o maior desafio que o crescimento enfrenta tanto nos em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos. Israel está em uma, quase única posição, de combinar elementos de sociedade desenvolvida e em desenvolvimento em um único país, pequeno e diversificado em áreas geográficas. Isto habilita uma adaptação da política e estratégias utilizadas com sucesso em Israel, em países com áreas locais em desenvolvimento. As estratégias de desenvolvimento abrangem o LED, desenvolvimento econômico comunitário, desenvolvimento de turismo sustentável, gerenciamento do desperdício sólido e de água, finalização de serviços, melhoramento de bairros urbanos pobres, e assuntos de segurança urbana. Todas as estratégias incorporam o contexto do desenvolvimento compreensivo, sustentabilidade e inclusão, e promoveram, através do MASHAV, treinamento e capacitação para atividades produtivas.
    Voltar para o topo da página

    DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÔMICO
    O desafio de criar novas oportunidades, estabelecendo micro e pequenas empresas, está sendo reconhecido como uma ferramenta para gerar fonte extra de renda. Micro-empresas são mais flexíveis e adaptáveis às rápidas mudanças que as empresas maiores. Em um nível individual, começar um negócio tem sido, algumas vezes, a única solução para certos seguimentos da sociedade, por exemplo, mulheres, pessoas mais jovens, ou trabalhadores que foram previamente empregados no setor público. Uma pequena escala de empresários, especialmente nos estágios iniciais, frequentemente carecem de informação necessária e ferramentas importantes para gerenciar o negócio. Eles também precisam de informações atualizadas sobre o mercado. Portanto, é importante criar uma estrutura apropriada que possa oferecer suporte, direcionamento, e ferramentas de gerenciamento para os que querem se arriscar no mundo empresarial.
    Voltar para o topo da página

    SITUAÇÕES DE CRISE NA COMUNIDADE
    Lidar com situações de crise é uma tarefa muitas vezes assustadora e intimidadora mesmo para os conselheiros mais experientes, assistentes sociais, gerentes de organizações de serviços humanos, psicólogos, enfermeiros, policiais e outros profissionais. Nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao aumento do nível de vivacidade destes profissionais, paraprofissionais e voluntários, através de seminários e treinamentos de serviço, por exemplo, crises de equipes, e muitos outros serviços de emergência. A experiência do MASHAV nesta área, entro outros, os seguintes campos: juventude em situação de perigo, reabilitação física e psicológica na comunidade, abuso de criança, e trabalho com pessoas/comunidade afetadas por trauma.
    Voltar para o topo da página

    PROGRESSO DAS MULHERES E MENINAS
    A grande maioria das mais de um bilhão de pessoas vivendo na miséria, no mundo em desenvolvimento, são mulheres. O MASHAV conduz programas concernentes ao mundo em desenvolvimento focalizando a redução de disparidade de gênero e, treinamento de mulheres na participação de processos de decisões. Os programas direcionam a conexão entre gêneros, redução de pobreza e desenvolvimento sustentável, e a necessidade de políticas sensíveis a gêneros. O programa MASHAV encoraja o fortalecimento de estratégias que aumentem a consciência de líderes nacionais a problemas relacionados à situação econômica da mulher e seu bem estar e, aumenta a interação entre organizações de mulheres e o setor público-privado.
    Voltar para o topo da página

    MIGRAÇÃO E GÊNERO
    Hoje, as mulheres constituem quase a metade de todas as migrações internacionais no mundo. A princípio, este fluxo massivo de migrantes traz benefícios a todos envolvidos: mulheres migrantes, assim como os países de origem e de destino. Migração pode ajudar as mulheres e suas famílias a aumentarem suas rendas, aprender novas habilidades, melhorar sua classe social, construir patrimônio e melhorar sua qualidade de vida. Com o tempo, algumas dessas mulheres residindo permanentemente em seus novos países, chegam ao ponto de poder enfrentar uma série de desafios relacionados à sua integração cultural, social e econômica.
    O Programa profissional MASHAV aborda os resultados potenciais positivo da migração em uma perspectiva de gênero. O programa tenciona contribuir com uma melhor compreensão de como a perspectiva de gênero pode ser compreensivelmente integrada nas agendas de migração e desenvolvimento.
    Voltar para o topo da página

    DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E GERENCIAMENTO DE MICROEMPRESAS
    O desenvolvimento de micro empresas é reconhecido como uma ferramenta ao combate a pobreza em muitas partes do mundo. A criação de novas microempresas pode oferecer novas oportunidades de emprego e é, às vezes, a única possibilidade para aqueles, que devido a mudanças macro econômicas, encontra a impossibilidade de ingressarem no mercado de trabalho. O objetivo deste programa profissional é alargar a sensibilização de sistemas de apoio a pequenos empresários como uma ferramenta para desenvolvimento local e regional. O programa também ajuda a definir a necessidade da comunidade em relação à implantação de Centros de Desenvolvimento de Pequenos Negócios, incluindo a criação de unidades econômicas municipais.

    CUIDADO E APOIO A CRIANÇAS COM HIV/AIDS
    Crianças afetadas pelo HIV/AIDS são expostas a situações traumáticas quando encontram a doença e a perda de seus pais, o que ameaça suas necessidades básicas. Além disso, as crianças estão fadadas a enfrentarem uma comunidade estranha e experimentam a estigmatização e rejeição, levando-as a baixa auto-estima e falta de habilidades necessárias para sobreviverem.
    O vírus HIV/AIDS deveria ser tratado como um problema holístico. Crianças jovens portadoras de AIDS devem ser tratadas com medicamentos, apesar de que os efeitos desta doença no desenvolvimento psicosocial da criança não devem ser negligenciados. Portanto é essencial prover este cuidado como complemento ao tratamento médico. Sistemas bem estruturados que podem oferecer serviços e aconselhamentos às crianças infectadas com o vírus da AIDS estão em falta em países onde a AIDS é exuberante. Neste curso os participantes desenvolverão programas com propósitos variados para servir sua comunidade, tornando-se assim agentes de mudança.
    Voltar para o topo da página

    EMPREENDEDORISMO PARA JUVENTUDE – UMA FERRAMENTA DE DIMINUIÇÃO DE POBREZA
    O Banco Mundial declara que aproximadamente metade das pessoas do mundo hoje tem menos de 25 anos de idade. Nove de dez, desses jovens, vivem em países subdesenvolvidos. Um bilhão desses vão precisar de emprego na próxima década. A Pobreza sabota a juventude com educação insuficiente, vida e qualificação profissional, fazendo a transição do abandono da escola ao difícil local de trabalho, assim perpetuando o ciclo de pobreza. O treinamento empresarial para pessoas jovens combina os elementos de educação e diminuição de pobreza, no qual são as prioridades dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. Micros empresas têm sido bem sucedidas devido a sua versatilidade, flexibilidade e habilidade de adaptação mais rápida que das grandes empresas.
    Os elementos práticos e teóricos deste workshop profissional são combinados para ajudar os participantes – professores, líderes na educação e comunidades institucionais, e palestrantes universitários – atua como facilitador, encoraja e prepara as pessoas jovens para independência econômica através da abertura do seu pequeno negócio.
    Voltar para o topo da página

    DESENVOLVIMENTO RURAL INTEGRADO
    As áreas rurais na maioria dos países subdesenvolvidos têm sido negligenciadas – a agricultura não possibilita um sustento de vida digno e outras fontes de renda não têm sido desenvolvidas, e a acessibilidade às necessidades humanas (educação, saúde, água potável e sanitária) é pobre. Como conseqüência, desnutrição, alto nível de mortalidade e analfabetismo são mais comuns em centros urbanos. Além disso, a maioria da população pobre no mundo vive em áreas rurais e, aqueles que desejam melhorar sua situação, têm apenas um caminho: emigração para os centros urbanos, preferencialmente para áreas metropolitanas. Contudo, estes centros não são capazes de absorver o vasto fluxo e sofrem com o surgimento de problemas como: infra-estrutura pobre, falta de moradia, serviços insuficientes e baixo nível de segurança. Por conseqüência, uma abordagem holística e multifuncional precisa ser promovida de maneira que o desenvolvimento rural seja um sucesso. Este programa foca a metodologia concernente ao planejamento de acordo com um processo multifuncional.
     
     
  •