Presidente Peres premiado com a Medalha da Liberdade

 Peres homenagiado nos EUA

  •   Peres premiado com a Medalha da Liberdade
  •    
    O Presidente Shimon Peres foi premiado com a Medalha Presidencial Da Liberdade nesta quarta-feira, a mais alta condecoração civil que é concedida pelos Estados Unidos à uma individualidade.
    Durante o jantar de gala realizado em Washington em honra a Peres, o Presidente Obama enalteceu a o legado e os esforços do Presidente israelense em favor da paz..
     
     
  •  
     
     
    "Os Estados Unidos é abençoado por ter tantos aliados e parceiros pelo mundo. É evidente que um dos nossos maiores aliados e amigos é o Estado de Israel."
    "E ninguém fez tanto durante muitos anos para construir esta aliança e tornar as nossas duas nações tão próximas como o líder que nós homenageamos nesta noite- o nosso amigo Shimon Peres."
     
    Shimon And Obama
    "Shimon conhece a necessidade de força. Como Ben-Gurion disse 'Um Estado de Israel capaz de se defender a si mesmo- que não pode ser destruído- pode trazer a paz mais próximo.' E assim ele trabalhou com todos os presidents Americanos desde John F. Kennedy. Por este motivo é que eu trabalhei com o Primeiro Ministro Netanyahu para que a cooperação de segurança entre os nossos países esteja mais póximo e forte do que alguma vez esteve. Porque a segurança do Estado de Israel não é negociável, e os nossos laços são inquebráveis.
     
    "Ainda assim Shimon sabe que a segurança de uma nação não depende somente da força do seu exército, mas sim na justiça dos seus feitos- que é a sua bússola moral" continuou o presidente.
     
    "Ele sabe que nós devemos não devemos somente procurar a paz, mas mantê-la assim como ensinam as escrituras.E assim tem sido a causa da sua vida – paz, segurança e dignidade para israelenses e palestinos assim como todos os vizinhos árabes de Israel,"disse Obama.
     

    'O Prêmio honra todos os Israelenses'

    Ao aceitar o prêmio, Peres manifestou-se muito emocionado pela honra, acrescentando que " isto foi um testamento à histórica amizadeentre Israel e os Estados Unidos.
     
    "Eu recebo esta homenagem hoje em nome do povo de Israel. Eles são os verdadeiros merecedores desta homenagem. Com este emocionante gesto, vocês estão a pagar tribute a gerações e gerações de Judeus que sonharam com isso, e lutaram por um estado que lhes pertencia.
     
    "Vocês estão a honrar os pioneiros que construíram casas por cimas de montanhas estéreis. Combatentes que sacrificaram as suas vidas pelo seu país. Em nome de todos eles eu agradeço América pelos dias de preocupação, noites não dormidas, preocupando-se pela nossa segurança, e o nosso futuro," disse Peres.
     
    "Senhor Presidente,o Senhor tem preservado uma duradoura amizade para com Israel.O Senhor afirmou que a segurança de Israel é sacrossanta. O senhor agiu como um grande líder, um amigo genuíno.
     
    "Israel admira os Estados Unidos por ser a terra de liberade, a casa dos bravos, uma nação de generosidade. Um mundo sem os Estados Unidos e os seus valores seria caótico.
     
    "A minha visão é um Estado de Israel a viver por complete, paz genuine, junto com todo o povo do Médio Oriente, antigos inimigos e novos amigos juntos, com Jerusalém tornando-se a capital da paz," continuou Peres.
     
    Queridos amigos, a minha maior esperança é que uma manhã chegue onde todo o homem e mulher, Israelense ou Palestino, Sírio ou Libanês, jovens, onde quer que estejam acordem e possam dizer a si mesmo:' Eu sou livre de ser livre.Amém"
     
  •