Ponte Cultural cada vez mais fortalecida

fortalecida Ponte Cultural entre  Angola e Israel

  •   Projectos discográficos estão previstos para o ano 2014
  •    
    ​...
  • Avner Hodorov, o DJ Nir e Ângela Ferrão em uma das Edições
     
    Os músicos angolanos Ângela Ferrão e Bruno M e os israelitas Avner Hodorov e Dudu Tassa são os destaques da primeira edição do projecto “Ponte Cultural”, que resultou na gravação de um disco no passado mês de Março em Luanda. A cantora Ângela Ferrão disse ontem que o projecto, uma iniciativa da Fundação Arte e Cultura, está a permitir também aumentar os níveis de conhecimento sobre a cultura israelita. “Foi uma simbiose bonita”, ressaltou.
    No âmbito da cooperação cultural entre Angola e Israel está prevista a possibilidade da Fundação apoiar a produção do seu próximo disco
    Ângela Ferrão reconheceu o espírito de profissionalismo dos artistas israelitas, pela capacidade de transformar pequenos detalhes em grandes produções artísticas. “Fiquei impressionada com o grau de profissionalismo dos cantores e instrumentistas israelitas”, disse Ângela Ferrão. Outra experiência positiva, destacou a cantora, foi trabalhar com o kudurista Bruno M pelo facto deste ter um estilo musical diferente. “Eu canto mais o estilo trova e ele é um kudurista. Então reconheço que o trabalho foi mais uma possibilidade de trocarmos experiências”, disse a autora de “Wanga”.
    A primeira edição do projecto, produzido pela Casa da Música em Luanda, tem três temas: “Que dia”, com vozes de Ângela Ferrão e Dudu Tassa, “Assim sim”, Bruno M e Dudu Tassa, e “Assim sim-remix”, com Yoad Nevo e Bruno M.  O director da Casa da Música, Giyora Arbiser, destacou que o objectivo do projecto é promover a música angolana no estrangeiro e criar um maior intercâmbio musical com os artistas de Israel.
    Giyora Arbise disse que são produzidos vários discos, com a participação de artistas angolanos e israelitas, cujo resultado é uma colectânea, a ser apresentada no próximo ano.
    O responsável disse que a Fundação Arte e Cultura já está a trabalhar para a segunda edição de “Ponte Cultural”, com participação de Jeff Brown e Irina Vasconcelos, de Angola, e Muck, de Israel. “Estamos a trabalhar administrativamente para levarmos alguns músicos angolanos a Israel em Abril de 2014”, sublinhou.
    O projecto, que contou ainda com o apoio do grupo Mitrelli, é da Fundação Arte e Cultura e tem como missão principal incluir os jovens na sociedade através da arte e profissionalizar o mercado musical, dando ainda mais oportunidade aos jovens de gravarem os seus próprios trabalhos.
    A Fundação Arte e Cultura foi criada em 2006, com a missão de contribuir para o crescimento e a consolidação de valores para os angolanos, nos ramos da educação, preservação e difusão das manifestações culturais.

     

    fonte : JA