Israelitas recebem Prémio Nobel da Química

Israelitas recebem Prémio Nobel da Química

  •   Arieh Warshel E Michael Levitt são os laureados de 2013
  •    
    ​...
  • icon_zoom.png
    Profs. Arieh-Warshel-and-Michael-Levitt Profs. Arieh-Warshel-and-Michael-Levitt : Israel Embassy, Stockholm
    Photo: Courtesy of Israel Embassy, Stockholm
     
    A cerimónia de entrega dos Prémios Nobel, que teve lugar esta em Estocolmo, foi o palco onde os israelitas Arieh Warshel e Michael Levitt foram laureados com o Prémio Nobel da Química “pelo desenvolvimento de modelos de multiescala para sistemas químicos complexos”.
     Com mais estes dois vencedores, Israel totaliza 12 Prémios Nobel em várias áreas.
     
    O trabalho de Karplus, Levitt e Warshel é inovador no que toca ao facto de conseguiram fazer com que a física clássica de Newton trabalhasse lado a lado com a física quântica, o que exigem enorme poder de computação.
     
    Hoje o computador é uma ferramenta tão importante para os químicos, como o tubo de ensaio. Simulações são tão realistas que eles prevêem o resultado de experimentos tradicionais.
     
    Profs. Arieh Warshel e Michael Levitt começaram sua colaboração científica, na década de 1960 para o Instituto Weizmann da ciência, onde Warshel era um estudante de doutorado. Eles trabalharam com o falecido Prof Shneior Lifson no departamento de química física. Juntos, eles desenvolveram um programa de computador aplicado ao computador do Instituto Golem  – um poderoso dispositivo naqueles dias – para o modelos de moléculas .

     

    fonte: MFA