Feliz Hanukkah 2013

Feliz Hanukkah

  •   Uma breve explicação sobre esta celebração milenar de Israel
  •    
    ​...
  •  
     
    A festa de Chanucá é uma celebração de eventos que ocorreram há cerca de 2.200 anos, em uma época em que o Segundo Templo Sagrado erguia-se em Jerusalém e  governado pelo imperio Grego-Sirio que tentava impor sua religiao e cultura gerando discontentamento do povo judeu que organizou uma rebiliao em busca de liberdade ,liderados pela familia dos Hasmoneus e sei líder Judah" Maccabeu."
    Mais tarde, Antioco, rei dos gregos, enviou uma legião inteira de seu exército para sufocar a rebelião, mas um pequeno comando dos Maccabeus conseguiu milagrosamente vencer a luta contra milhares de soldados até expulsá-los completamente das terras de Israel. O soldados de Israel conseguiram vencer a batalha e entrar em Jerusalém no mês de Kislev no ano 164 antes de Cristo. Purificando-o e reinaugurando no Dia 25 do mês de Kislev(Entre Novembro e Dezembro).
    Na hora em que deveriam acender o candelabro do Templo(menorah), procuraram por óleo de oliva puro por todo o templo, mas somente conseguiram achar uma medida suficiente para um dia com o sêlo do Sumo Sacerdote, o que indicava a pureza e a validade do óleo. De forma sobrenatural, o óleo que era suficiente para um dia durou por mais de uma semana, tempo o suficiente para se preparar e trazer o novo e consagrado óleo para o grande candelabro do templo(Menorah). Desde então, até os dias de hoje, comemora-se a multiplicação do azeite por oito dias.Em lembrança do milagre da vitória dos Maccabeus e do óleo que se multiplicou, Hanukka é comemorada por 8 dias.
     Desta forma comemoramos a festa, iniciaando -se por  acender o Shamash(a vela que acende as outras), e com esta se acende uma vela a mais a cada dia, iniciando no primeiro dia da festa.