Felicitações Pelo 38º Aniversário

Feliz dia da Independência da República de Angola

  •   Mensagem do Embaixador
  •  
     
    Felicitações do Embaixador por ocasião do 38º Aniversário da República de Angola
     
     
    11 de Novembro 2013
     
        É com grande prazer que por meio desta mensagem, venho em meu nome e em representação do Governo de Israel e seu Povo, felicitar o Governo e o Povo de Angola, por ocasião do 38º aniversário de independência do seu país.
     
         Angola é um país importante, tanto no sudoeste da África, assim como para o continente africano em geral.
    Depois de décadas de guerra civil, Angola tornou-se numa nação estável, segura e próspera. As Recentes eleições, mais uma vez demonstram o compromisso do país com a estabilidade, com os valores democráticos e com o comprometimento da  Lei.    
     
     
         Nossos laços de amizade e cooperação datam de longa história e crescem cada vez mais estreitados, à caminho de 20 anos. Pelo que são evidentes nas visitas de alto nível entre os dos países, nas visitas de delegações empresarias e à nível cultural.
     
         No ano passado o Sr. ministro Georges Rebelo Chikoti, visitou Israel. Este ano recebemos João Baptista Borges, ministro de Água e Energia, que participou da conferência internacional WATEC em Tel Aviv. Essas visitas são de valor inestimável: elas fortalecem os nossos laços diplomáticos e reafirmam as nossas relações bilaterais.
     
        Assim como também podemos nos orgulhar das iniciativas empresariais de Israel em Angola, que são tão vastas, "elas que incluem a agricultura, mineração, construção, água e energia, e muito mais. Esperamos que as nossas parcerias de negócios com Angola sejam o emblema de um maior envolvimento de Israel com o resto da África, bem nos próximos anos.
    De facto, o desenvolvimento económico de Angola, como visto em sua capital Luanda e outras cidades e províncias, é bastante impressionante e Israel tem sido um parceiro orgulhoso neste esforço.
     
        O intercâmbio cultural entre os nossos dois países também está em ascensão.
    No inicio deste ano, a companhia de dança angolana CDC chegou a Israel, onde  foi carinhosamente recebida. Nas próximas semanas, uma delegação de artistas plásticos, escritores e fotógrafos angolanos irão a Israel , para fazer parte do projecto Danalogue.
    Entretanto, este intercâmbio artístico tem dois sentidos, e justo neste momento temos  músicos israelitas a fazer um trabalho discográfico com músicos locais em Angola, para o projecto Ponte Cultural.
     
        A cooperação cultural é um importante canal de laços bilaterais e
    sem dúvida encontrará maior  expressão durante a comemoração do 20 º aniversário de estabelecimento das relações diplomáticas entre nossos dois Países .
     
     
    Desejo que Angola desfrute de paz, estabilidade e prosperidade. E que as boas relações de amizade entre o Estado de Israel e a República de Angola cresçam cada vez mais forte nos próximos anos.   
     
     
    Raphael Singer
    Embaixador