DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

  •   Com o tema para 2014  "Jornadas através do Holocausto"
  •  
     
    O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de janeiro, foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 1 de Novembro de 2005, a data marca  o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
    Associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto nas escolas e universidades, nas nossas comunidades e outras instituições, para que as gerações futuras possam compreender as causas do Holocausto e refletir sobre as suas consequências [Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de Fevereiro].
    O tema do 2014 sera " Jornadas através do Holocausto". Este tema recorda os vários trajectos realizados durante este período de deportação à prisão para a liberdade, e como essa experiência transformou a vida de quem suportou isso. São histórias de dor e sofrimento, contudo, em última análise, também de triunfo e de renovação, servindo como força de orientação para as futuras gerações.
    "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico"
     
    Saiba Mais nos links que seguem:
     
     
  • <iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/gG2QaN_LUao" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>