Cultura

Cultura

  •    
    Israel é um país novo e antigo, pequeno em tamanho, mas dotado de topografia variada e com uma população heterogênea e culturalmente ativa de mais de 5,5 milhões de habitantes. É o lugar onde o Oriente se encontra com o Ocidente, e o passado e o presente se tocam; e onde os estilos de vida são moldados por ideologias.
     
    Quatro mil anos de tradição judaica, mais de um século de sionismo, a reunião dos exilados e quase cinco décadas de existência como estado moderno contribuíram para a formação de uma cultura que já criou sua própria identidade, embora preservando a singularidade das 70 comunidades que a compõem.
     
    A cultura israelense é o resultado do encontro entre o indivíduo e a sociedade, um amálgama de tradição e inovação e busca um meio-termo entre o especificamente israelense e o universal.
    Sendo uma sociedade constituída sobretudo de imigrantes e de nativos de segunda geração, a expressão criativa do país absorveu inúmeras e diversas influências culturais e sociais; as tradições de cada grupo rivalizam-se umas com as outras, ao mesmo tempo que se confrontam com a história recente do país e a vida no contexto do Oriente Médio.
     
    A constante busca de uma identidade cultural se expressa através da criatividade numa ampla gama de expressões artísticas, apreciadas e usufruídas pela maioria da população em seu dia-a-dia.
    Os laços culturais internacionais de Israel abrangem a cooperação em inúmeros campos, como língua, literatura, artes, ciência, mídia e esportes. Com base em acordos bilaterais com mais de 70 países, além de ligações com muitos outros, as atividades vão desde programas de intercâmbio acadêmico e de estudantes, turnês recíprocas de grupos de dança, de companhias de teatro, de músicos e orquestras, de exposições de arte, à participação em feiras de livros, festivais de cinema e competições esportivas, assim com o ensino recíproco da língua e das tradições culturais de ambos os países.
     
    -----------------------------------------------------------------
     
    O Departamento cultural na Embaixada de Israel em Brasilia é responsável pela divulgação de vários aspectos culturais de Israel como artes, espetáculos, música, dança, entre outros. O departamento promove exposições, visitas de personalidades e eventos em geral.
     
    Maiores informações entre em contato pelo e-mail: culture@brasilia.mfa.gov.il ou pelo telefone: (61) 2105-0530.
     
     

      

    Cultural: Solicite uma Exposição

     

     

    A Embaixada de Israel possui um acervo permanente de exposições para empréstimo. Caso queira mais informações, envie um e-mail para culture@brasilia.mfa.gov.il ou ligue para os telefones (61) 21050500 ou (61) 21050530.
     
    O sonho torna-se realidade
     
    Esta exposição retrata as seis décadas de história do Estado de Isarel. Através dos painéis é possível observar que o passado e o presente se sobrepõem de forma inseparável. Cada painel retrata um tema específico (educação, cultura, esportes, economia, religião, etc.); cada um é composto por duas fotografias sobrepostas: uma em preto e branco que retrata os primeiros anos da independência de Israel e outra, colorida, retratando o presente. A mostra constitui um modesto documento sobre os esforços do passado. Com ela Israel celebra seis décadas de desafios e realizações, como uma oportunidade para a reflexão e para celebrar sua conquista. Outros 10 posters completam esta mostra.
     
    Maiores informações podem ser acessadas pela vídeo matéria do Correio Braziliense no link: http://www.correiobraziliense.com.br/html/interna_videos,id_video=479/interna_videos.shtml.
     
    Informações Técnicas: 14 painéis / Formato: 0,60 x 1,00m + 10 painéis complementares

    Tel Aviv 100 Anos
     
    Fotografias de Tel Aviv clicadas pelas lentes do fotógrafo Wel Calandria em 2008. Esta exposição é uma homenagem aos 100 anos de Tel Aviv completos em 2009.
     
    Obs: No total são 27 fotos; a Embaixada de Israel dispõe de 10 fotos (das 27) em formato de posters. Caso haja interesse, podemos enviar os 10 posters ou então 1 cd com as fotos para serem impressas.
     
    Informações Técnicas: 10 posters / Formato: 60 x 40 cm ou 1 cd contendo 27 fotos.
     
     
    Palácio da Luz
     
    Esta exposição traz fotografias e plantas do prédio da Suprema Côrte de Israel, em Jerusalém. Desde a criação do Estado de Israel em 1948 e até o ano de 1992, a Suprema Côrte situava-se em um velho edifício alugado no Campo dos Russos, em Jerusalém.  Em 1984, a Sra. Dorothy de Rothschild, de abençoada memória, propôs ao governo de Israel que a instituição Yad Hanadiv - Memorial do Filantropo (Fundo Rothschild) projetaria e construiria a sede definitva da Suprema Côrte no complexo Kiriyat David Ben Gurion, em Jerusalém. A Sra. Rothschild lembrou que este era um dos sonhos de seu falecido marido, James de Rothschild que, em sua doação de 1957, construiu a sede do Parlamento. Em 1986, foi promovido um concurso arquitetônico para o projeto de construção da Suprema Côrte. Os vencedores da competição foram os irmãos arquitetos Ram Carmi e Ada Carmi Melamed, de Tel Aviv. A sede foi inaugurada oficial e festivamente em novembro de 1992.
     
    Informações Técnicas: 30 posters / Formato: 38 x 38 cm
     
     
    Arqueologia vista pelo ar
     
    O fotógrafo Duby Tal e o piloto Moni Haramati são dois ex-pilotos das Forças de Defesa de Israel, que atualmente fazem fotos artísticas e comerciais pelos ares de Israel. Entre as fotografias da exposição, o visitante poderá ver a Torre de Davi, em Jerusalém, o Bairro Judeu, Massada, Palácio Hish'am, em Jericó, a cidade israelense que se chama Acre e outros pontos históricos e turísticos deste território que serviu como ponte entre os continentes do Mundo Antigo: Europa, Ásia e África.
     
    Informações Técnicas: 18 quadros / Formato: 1,30 x 0,80m
     
     
    Tel Aviv
     
    Fotos de diversas ruas e edificações de Tel Aviv.
     
    Informações Técnicas: 30 quadros / Formato: 52 x 66 cm / Acabamento em moldura metálica
     
    Mashav
     
    Posters, com textos e fotos, sobre os cursos de Masahv oferecidos pelo Governo Israelense.
     
    Informações Técnicas: 23 posters / Formato: 70 cm x 45 cm / Acabamento em moldura metálica

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

     


     
     


     
     


     
     


     
     


     
     


     
     


     
     


  •  
     
  •