Descoberto Hospital das Cruzadas

Descoberto em Jerusalém Hospital das Cruzadas

  •    
    ​                                                                                                                             Arqueólogos Israelitas anunciaram ter descoberto, em Jerusalém, vestígios de um grande hospital com cerca de mil anos.
  • copyright: Autoridade de Antiguidades de Israel
     

    ​A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou, no dia 05 de Agosto, ter descoberto e ter recolhido também documentos que confirmam que na área existia um sofisticado hospital, mandado construir por uma ordem militar cristã, a Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João, e que teria capacidade para duas mil pessoas.

    Tal como os modelos que existem hoje, este hospital estaria dividido por alas e em especialidades, e atendia todo o tipo de pacientes, independentemente de idade ou religião. De acordo com alguns relatos este hospital recebia tanto homens como mulheres e até servia refeições kosher aos pacientes Judeus.

    O que resta deste antigo hospital foi identificado no centro do bairro cristão da Cidade Velha de Jerusalém, numa estrutura que antes era usada como mercado de frutas e legumes.  

    O edifício também serviu como um orfanato. As mães deixavam bebés indesejados à porta, muitas vezes eram bebés de uma mãe que tinha dado à luz gémeos mas que não tinha possibilidade, nem meios, de cuidar de duas crianças. Quando as crianças de sexo masculino chegavam à idade adulta, juntavam-se à Ordem Hospitalária.  

    A estrutura foi destruída num terramoto em 1457 e os arqueologistas ainda só descobriram parte do complexo, que ocupa aproximadamente 3.7 hectares (o equivalente a um campo de futebol e meio).

    O novo espaço, que vai aí nascer, inclui um restaurante e um pequeno centro interpretativo da Jerusalém medieval.

     



     

     

     
  •