1 Festival de Cinema e Cultura Judaica

1.º Festival de Cinema e Cultura Judaica de Lisboa

  •    
    .
  • copyright: Festival Judaica
     
    ​A Judaica – 1ª Mostra de Cinema e Cultura é o primeiro certame de temática judaica que se irá realizar em Lisboa, no Cinema São Jorge, de 22 a 25 de Maio 2013, com ênfase na exibição de estreias absolutas e enriquecido com uma série de actividades culturais paralelas.
     
    Esta iniciativa conta com o apoio da Embaixada de Israel em Portugal.
     
    Filme em destaque hoje, dia 24: Zaytoun - com a presença do realizador Israelita Eran Riklis.
     
  •  
  •  

    Para além das longas-metragens e dos documentários que irão ser exibidos, a Judaica contará com a presença de Radu Mihaileanu, Dina Zvi-Riklis e Eran Riklis, que viajam até Lisboa para apresentar os seus filmes.

     
    Destaque ainda para os debates que serão realizados em torno de questões de grande interesse, nomeadamente sobre Hannah Arendt e o seu Eichmann em Jerusalém, e Freud e o polémico Anti-Freud. Na festa de encerramento haverá um concerto de música Klezmer pelos Lisbon Klezmer Brass.
     
    Mais informações www.judaicacinema.org
  • Programa

  •  

    ​22 Maio

    21h - O Comboio da Vida - Vencedor do Prémio da Critica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, O Comboio da Vida foi aclamado pela critica como um dos melhores filmes sobre o Holocausto.

    23 Maio

    18h30 - Mahler no Divã - Esta recriacao ficticia da verdadeira sessão de terapia que o compositor Gustav Mahler teve com Sigmund Freud (Karl Markovics), lida com os mais reconditos aspectos da vida emocional de Mahler e, em particular, com a relacao extra conjugal da sua mulher.

    21h - O Tempo Perdido - Inspirado em factos reais, O Tempo Perdido é uma história de amor extraordinária que vingou apesar das terriveis circunstancias.

    21h30 - O Quinto Céu - Neste belo drama sobre a transição para a idade adulta, uma adolescente abandonada pelos seus pais luta por adaptar-se à sua nova vida entre outros exilados, numa Palestina controlada pelos britânicos.

    24 Maio

    10h30 - A Mala de Hana - Uma mala amolgada proveniente do Museu de Auschwitz e enviada para Fumiko Ishioka do Museu do Holocausto de Tóquio e o ponto de partida para uma história real e misteriosa.

    18h - Nunca te esqueças de Mentir - Em Nunca te Esquecas de Mentir, Marzynski explora, pela primeira vez, a sua infância e as experiencias de outras criancas sobreviventes durante a guerra, descobrindo os seus sentimentos sobre a Polónia, a Igreja Católica e as consequências de identidades forjadas.

    18h30 - Lore - Lore é a história da transição da Alemanha de nação conquistadora para Estado ocupado e da transição de uma rapariga ingénua e nazi para uma mulher consciente tanto a nível politico, como social e sexual.

    21h - Zaytoun - Líbano, 1982, um piloto de guerra israelita e abatido sobre Beirute. Quando um dos seus captores, um revoltado e desiludido jovem refugiado palestiniano que está farto de tudo, faz um pacto com o seu prisioneiro para este sair dali, dá inicio a uma arriscada viagem pelo país devastado pela guerra em busca de um lugar que ambos possam chamar de casa.

    21h30 - Simon e os Carvalhos - Uma adaptacao do aclamado romance de Marianne Fredriksson, Simon e os Carvalhos é a comovente história da infância e adolescência de Simon Larsson sob o espectro da Alemanha Nazi.

    25 Maio

    16h - O Apartamento - O filme, que comeca com o esvaziar de um apartamento, deriva para uma fascinante aventura que junta interesses nacionais inesperados, uma amizade que atravessa as linhas inimigas e emoções familiares profundamente reprimidas.

    16h30 - A Mala de Hana

    18h - Hannah Arendt - O trabalho de Arendt sobre o julgamento do nazi Adolf Eichmann para o The New Yorker em 1961 – duplamente controverso pelo seu retrato de Eichmann e dos Conselhos Judaicos – apresentou o seu bem conhecido conceito da Banalidade do Mal.

    21h - Woody / Antes De / Allen - Woody/Antes de/Allen é uma aventura meditativa sobre o passado e o presente de dois ex-Konigsbergs — um homem e uma cidade que já não tem esse nome: um e uma cidade russa que foi baptizada Kaliningrado e o outro um famoso realizador que mudou o nome para Woody Allen.

    21h - Hava Nagila - Facilmente reconhecida – uma imagem de marca musical do judaismo, uma melodia alegre que se danca em casamentos, bar mitzvas e até em jogos de baseball da primeira divisão.

    23h - Concerto Lisbon Klezmer Brass - Propõem uma viagem pelo imaginário Klezmer do seculo XX, revisitando canções tão emblemáticas como Hava Nagila, Tumbalalaika, Mazel Tov, Eshes Chaiyl, Un Az Der Rebbe Zingt, entre outras.

  • Preços

  •  

    ​Bilheteira Cinema São Jorge

    (preço por sessão)

    público em geral: 4 euros

    com desconto: 3,50 euros

     

    Preço para concerto Klezmer: 8 euros